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13 dicas de fitness para você entrar em forma!

1- Dê um tempo aos aparelhos de academia

Permanecemos o dia inteiro sentadas no escritório. Na hora de malhar, o ideal é mudar de posição para sacudir a preguiça. Para manter-se estimulada e criar uma rotina de exercícios, troque a academia pelo parque.

2- Invista nos circuitos

Mover-se rapidamente de um exercício ao outro é ótimo para o sistema cardiovascular e também para tonificar o corpo por inteiro. Vá a um parque e faça três séries com 15 repetições de agachamento, abdominal, polichinelo, flexão de braço, afundo e saltos, sem descanso entre eles.

3- Verifique a postura

Ter consciência corporal é fundamental. Você não deve levantar mais peso do que aguenta. Procure o auxílio de um professor ao executar os movimentos. Cuidado ao levantar carga, pois a má postura pode pressionar ossos e ligamentos e provocar lesões. Verifique a posição correta do corpo antes de fazer qualquer exercício.

4- Leve sua água

Durante a malhação, hidratar-se é muito importante para recompor os nutrientes do organismo. Nos treinos de baixa intensidade, como exercícios na academia, beber água é suficiente. Já nos de alta intensidade e longa duração, ingira bebidas isotônicas. Mas com moderação.

5- Nunca deixe de malhar

Troque elevadores por escadas. Em casa, você pode substituir os aparelhos da academia por exercícios mais simples. Faça abdominais, flexões e agachamentos com pesinhos. O importante é manter a rotina de treinos e não inventar desculpas para abandonar o projeto de boa forma.

6- Faça exercícios ao ar livre

Praticar exercícios ao ar livre estimula a produção de endorfina e alivia o estresse. Além disso, você queima mais calorias quando corre contra o vento. Outra dica que funciona é optar por esportes que tragam prazer durante a prática e ainda sejam benéficos ao seu corpo. O stand-up paddle, o futebol de praia e o surfe são bons exemplos.

7- Finja que ainda é uma criança

Correr é um pouco entediante? Volte a ser criança! Durante os intervalos na corrida, pule corda por 20 segundos. Isso vai deixar o exercício mais divertido e dinâmico.

8- Salte na cama elástica

Quem tem problemas nos joelhos pode sentir dor ao pular corda com intensidade. Uma boa alternativa é saltar na minicama elástica. Os joelhos sofrem menos impacto, o que diminui a possibilidade de lesão, e as calorias queimadas são as mesmas.

9- Alongue sempre

É tentador escapar nos últimos segundos do treino e descartar o alongamento, mas isso pode causar problemas. Essa etapa é a responsável por manter os músculos flexíveis. A solução? Se você não pode alongar no pós-treino, faça estes exercícios ao longo do dia: movimente o pescoço, agache até tocar os pés e faça inclinações laterais com os braços esticados.

10- Mantenha-se na linha

Você está precisando de uma ajudinha para conquistar um corpo saudável? Os aplicativos para celulares e tablets podem ajudar. O da revista BOA FORMA (boaforma.abril.com.br) serve como uma calculadora de calorias. Isto é, ajuda a descobrir o número de calorias que deve ser ingerido para alcançar o peso desejado de acordo com a quantidade e a intensidade de exercícios praticados durante o dia.

11- Aperte o play!

Quando o assunto é entrar em forma, todo incentivo é bem-vindo e a música pode ser uma ótima aliada. Tente montar uma playlist com faixas que considere empolgantes. Músicas que tenham batidas marcadas e animadas, como o hip-hop e o house, geralmente são as melhores opções.

12- Tem que suar

Suar é muito importante para o organismo. A transpiração serve para ajustar a temperatura corporal.

13- Não se esqueça dos lanchinhos

Alimente-se antes e depois de se exercitar para obter melhores resultados. No pré-treino, uma barrinha de cereais ou uma maçã ajudam a manter o pique. Depois, é importante consumir carboidratos e proteínas, pois são eles que irão reparar os músculos e evitar o catabolismo – desgaste excessivo da musculatura, causado por má alimentação e excesso de atividade física.

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Mau humor lhe deixa mais propenso a escolher junk food

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Segundo matéria do Daily Mail baseada em um estudo feito pela Professora Meryl Gardner da Universidade de Delaware, é mais provável que você escolha junk food quando está de mau humor, dizem os pesquisadores. Mas quando você está se sentindo bem, é mais propenso a fazer escolhas mais saudáveis.

De acordo com a equipe de pesquisa norte-americana, um estado de espírito otimista significa que você está mais propenso a pensar sobre o seu futuro e, sobretudo, reconhecendo os benefícios á longo prazo do consumo de alimentos nutritivos.

A professora Gardner diz que quando as pessoas estão de mau humor se concentram em ” o que está perto fisicamente ” . E acrescenta: “As pessoas de mau humor optam por comer alimentos que têm uma recompensa imediata, por ser mais eficaz para chamar a sua atenção à formas mais rápidas para melhorar o seu estado de espírito. ” Para evitar esse comportamento eles devem encontrar uma recompensa alternativa, como: falar com amigos ou ouvir música. Diz a professora.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas em um estado de espírito positivo, gostam das opções mais nutritivas e também gostam da ideia de se manter saudável na velhice .

Texto adaptado de http://goo.gl/v9w8PE

Revigorar, energizar e acalmar

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A vida moderna propicia uma rotina agitada. Stress, ansiedade, cansaço e outros acontecimentos decorrentes desse ritmo frenético podem prejudicar sua vida. Por isso é importante dar atenção aos sintomas e reservar um tempo para recuperar as energias. Abaixo algumas das 51 dicas que a matéria relaciona:

- Para descongestionar a pele castigada pela poluição, faça um ritual de limpeza: higienizar, tonificar e hidratar. E uma vez por semana , esfoliar.

- Quer dormir bem tranquila? Tome uma xícara de chá de maracujá, erva-cidreira ou camomila após o jantar. “Aqueça a água, quando começar  a levantar fervura, desligue o fogo e adicione a erva escolhida. É bom lembrar que os chás de sachês não possuem as mesmas propriedades terapêuticas que a erva a granel”, explica Camila Borduqui, nutricionista do Centro de Estética da Clínica Alan Landecker (SP).

- Aplique uma máscara hidratante enquanto  ouve uma música suave. A receita é de Luana  Rachele, esteticista da Ophicina do Cabelo (RJ): misture uma clara de ovo batida com uma  colher (sobremesa) de farelo de aveia e uma  colher (chá) de mel. Aplique no rosto e deixe agir até secar. Retire com bastante água.

- É possível recarregar as energias durante o dia com um suco revigorante. “Ele é ótimo para ser tomado no meio do dia”, garante Fátima Corradini Domingues, nutricionista e supervisora do Setor de Gastronomia e Nutrição do Hospital e Maternidade São Cristóvão (SP).

SUCO DE LARANJA COMBETERRABA, MAMÃO E AÇAÍ
Ingredientes­: Suco de 1 laranja­, ¼ de beterraba crua­, ¼ de mamão papaia­, 2 col. (sopa) de polpa congelada de açaí
Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador. Coe e beba em seguida.

- A água é o meio que o organismo tem para funcionar e se livrar dos subprodutos tóxicos do metabolismo, que podem causar até mesmo aquela enxaqueca fora de hora. Para quem não gosta de beber água, uma dica é aromatizá-la com folhas de hortelã, pedaços de pepino, casca de limão ou de laranja.

- Na cadeira do seu trabalho, faça pequenos intervalos. Alongue os ombros, os braços, a região do pescoço, depois levante e alongue-se por completo.

 - No banheiro, apague as luzes e acenda uma vela com óleos essenciais que purifiquem e energizem o ambiente. Em seguida, tome um banho morno.

Confira a matéria completa no link: http://goo.gl/e8nBY2

Depilação Portátil

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Os novos aparelhos de depilação prometem remover os pelos praticamente sem desconforto. Conheça as diferenças entre alguns modelos e os cuidados ao usar.

Para diminuir qualquer incômodo, os novos depiladores exibem diferentes recursos. Eles incluem de massageadores acoplados a jatos de ar que anestesiam a pele. Mais um ponto a favor desse método, que é considerado superprático e mais higiênico do que a depilação com cera.

Há, basicamente, dois tipos de equipamento. Um deles arranca o pelo pela raiz, por meio da ação rotativa de mini pinças, acenando com a promessa de pele lisinha por cerca de 20 dias. O outro sistema, assim como as lâminas, apenas corta os fios rentes à superfície – nesse caso, eles crescem logo, em dois dias. “A escolha do melhor método é pessoal e depende de como a pele reage ao procedimento”, afirma a dermatologista Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A médica observa que, em geral, quem tem pele morena se adapta bem à técnica de remoção pela raiz.

Já as muito claras são mais sensíveis e, por isso, devem evitar esse procedimento, que ainda deixa a região mais suscetível ao encravamento de pelos. Nesse caso, o aparelho elétrico que apenas corta, sem puxar, ou até lâminas comuns são as melhores pedidas. Seja qual for a opção, vale ter alguns cuidados antes, durante e depois da depilação caseira.

Você encontra a matéria completa em:http://goo.gl/QWN37u

Estudo associa hábito de ficar sentado à imobilidade

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​Mantenha-se em movimento se você pretende evitar a invalidez na velhice, alertam os cientistas. Se você tem 60 anos ou mais, cada hora adicional que você gasta sentado está relacionada ao dobro de risco de se tornar deficiente, de acordo com um novo estudo. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

Outra má notícia é que o exercício moderado não irá proteger você dos males trazidos pelos longos períodos que vier a passar sentado. Este é o primeiro estudo a mostrar que o comportamento sedentário, por si só, é um fator de risco para a deficiência, independentemente da falta de atividade física. Na verdade, a imobilidade é um fator de risco quase tão forte quanto a ausência de exercício moderado.

Se houver duas mulheres de 65 anos, uma sedentária por 12 horas ao dia, e outra por 13 horas, a segunda tem 50% mais chances de se tornar deficiente do que a primeira, mostra o estudo. Dorothy Dunlop, professora de medicina da Northwestern University Feinberg School of Medicine e autora do estudo, afirma que o sedentarismo não é somente sinônimo de atividade física inadequada. A deficiência, que afeta mais de 11 milhões de britânicos, aumenta com a idade. Apenas 6% são crianças, comparadas com 16% de adultos em idade ativa e 45% de aposentados.

Existem evidências crescentes que sugerem que passar muito tempo sentado pode representar um novo risco para morte prematura. “Isto significa que adultos mais velhos precisam reduzir a quantidade de tempo que permanecem sentados, seja em frente à TV ou ao computador, independentemente se fazem atividade física moderada ou vigorosa”, afirma a professora.

O estudo teve uma amostra de 2.286 adultos com 60 anos ou mais. Foram comparadas pessoas com saúde similar e a mesma quantidade de atividade física. Os participantes utilizaram acelerômetros para medir o tempo de sedentarismo. Estudos anteriores já relacionaram o sedentarismo à deficiência, mas, como haviam sido feitos com autorrelatos, não puderam ser verificados. Uma pesquisa apontou que pessoas que assistem TV seis horas por dia podem diminuir a sua expectativa de vida em até cinco anos.

Você encontra essa matéria, neste link: http://goo.gl/fs6caG

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